Atividades semanais

Mocidade Joanna de Ângelis

O objetivo da MEJA é dar ao jovem uma formação espírita que seja sólida, sobre a qual ele construirá sua vida e onde encontrará forças para enfrentar a si mesmo e a realidade do mundo em que vive. Além de prepará-lo para assumir uma posição participativa em grupo, com a família, amigos, dentro e fora do centro espírita.

Segundo Léon Denis, é preciso que instruamos a juventude, esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinando- lhes a despojar-se das suas imperfeições. Lembrando que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores.

A MEJA também realiza oficinas artísticas como música, teatro e artes plásticas com a finalidade de promover a integração entre os jovens e proporcionar a divulgação espírita através das artes, levando sempre uma moral de amor ao próximo e da reforma íntima.

Você sabia que o PAE possui Salas de Família na Evangelização da Infância e também na Mocidade? Nessas salas, temas ligados às questões de convívio familiar nas fases da Infância e Juventude são abordados à luz do Evangelho e da Doutrina Espírita ajudando a harmonização e fortalecendo os laços familiares.

Esses grupos de reflexão estão abertos a todos que queiram participar, independente dos seus filhos estarem frequentando Evangelização da Infância e da Mocidade.

Reuniões Públicas

Com o objetivo de divulgar a Doutrina Espírita, esclarecer e consolar encarnados e desencarnados, o PAE realiza reuniões públicas que se constituem em momentos de reflexão e esclarecimento dos participantes à luz do Evangelho de Jesus, por meio de palestras, seguidos da fluídoterapia, com passes magnéticos e água fluidificada.

As reuniões ocorrem aos domingos, com início às 9:30h, às segundas e quartas-feiras, com início às 20h e terças-feiras às 15:30h. Paralelamente às reuniões públicas, aos domingos, as segundas e quartas-feiras, a Casa oferece atendimento às crianças que acompanham seus pais. Elas permanecem em uma sala realizando atividades lúdicas voltadas para um tema de moral cristã. Este momento é destinado para a evangelização da criança, enquanto os pais participam da Reunião Pública


Atendimento fraterno

O trabalho de Atendimento Fraterno acontece nas quintas-feiras e sextas-feiras às 19:30h e no sábado às 15:30h e abrange o adulto, o jovem e a criança. Tem o objetivo de receber, ouvir com amor e fraternidade todas as pessoas que buscam a Casa Espírita, orientando-as em suas diversas necessidades e encaminhando-as para o Tratamento Espiritual.

O Tratamento Espiritual consiste nos passes magnéticos, na água fluidificada e na evangelhoterapia que são momentos direcionados para esclarecimentos de temas à luz do Espiritismo. Este é sustentado pela assistência espiritual das reuniões mediúnicas de desobsessão realizadas pelas equipes mediúnicas da Casa.

Sala da família, infância e mocidade

O PAE possui Salas de Família na Evangelização da Infância e também na Mocidade. Nessas salas, temas ligados às questões de convívio familiar nas fases da Infância e da Juventude são abordados à luz do Evangelho e da Doutrina Espírita ajudando a harmonização e fortalecendo os laços familiares.

Esses grupos de reflexão estão abertos a todos que queiram participar, independente dos seus filhos estarem frequentando as salas de Evangelização.

Participe!

Horários: Sala da Família da Infância: Sábados, das 09:45 às 11:20 (segundo andar).

Sala da Família da Mocidade Joanna de Ângelis: Segundas-feiras, das 19:45 às 21:00 (sala 5 do 1º andar).

Cursos de evangelização de adultos

A transformação da humanidade é trabalho educativo, como bem frisou Allan Kardec em Obras Póstumas: “É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade”.

O ser necessita compreender que é um Espírito reencarnado, filho de Deus, que vem evoluindo ao longo das eras e que seu único destino é a perfeição. E para atingir essa perfeição é imprescindível o entendimento das leis divinas que regem todas as criaturas, dentre elas a Lei de Causa e Efeito, que direciona nossas existências e nos impulsiona à evolução por meio das responsabilidades devidas a nossos atos e escolhas. Daí vem a aceitação de que cada pessoa traz compromissos reparadores assumidos na Espiritualidade e que se convertem em tarefas a cumprir.

Neste contexto, a Evangelização de Adultos do PAE, por meio do estudo sistematizado das obras da Codificação de Allan Kardec e das obras ditas subsidiárias, objetiva ampliar o conhecimento das verdades cristãs, proporcionando ao evangelizando momentos de profunda reflexão interior e de autoconhecimento. Destarte, há um despertar da consciência e desenvolvem-se valores morais que levam a uma maior interação com o próximo e à prática da caridade.

Os cursos são ministrados em módulos, concebidos de forma a possibilitar ao evangelizando o conhecimento da Doutrina Espírita, libertadora das consciências, ou oportunizar, a quem assim o desejar, uma formação aprofundada visando à formação de trabalhadores que atuem nos diversos campos de ação da Casa Espírita.

Módulos

Os cursos estão estruturados em módulos semestrais, a saber:

Evangelização da infância

Os encontros da Evangelização da Infância do PAE acontecem todos os sábados de manhã. Iniciando com a Alegria Cristã às 9:45h e seguindo em sala de aula até às 11:20h, onde transmite-se de maneira lúdica e adequada às crianças, o conhecimento espírita e a moral evangélica pregada por Jesus, apontado pelos Espíritos superiores que trabalharam na Codificação, como modelo de perfeição para toda a Humanidade.

Com conteúdo programático dividido em 4 módulos semestrais para cada fase da infância, a evangelização das crianças prepara o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida nos postulados do Evangelho, numa verdadeira e profunda reflexão dos ensinamentos do Mestre Jesus.

Segundo Amélia Rodrigues “Evangelizar é trazer o Cristo de volta”. A criança evangelizada torna-se jovem digno, transformando-se em cidadão do amor com expressiva bagagem de luz para toda a vida, por isso é luz nas almas. É ainda através da evangelização que o Espiritismo desenvolve seu mais valioso programa de assistência educativa ao homem, segundo Guillon Ribeiro.

Turmas

A Evangelização da Infância do PAE está organizada da seguinte forma:

Sobre as inscrições

As inscrições sempre acontecem no inicio dos semestres na sede do Posto de Auxílio Espírita, acompanhe aqui a abertura das inscrições para lista de espera.

Grupo Zapt Arteatral

Criado por jovens de diferentes Mocidades que, no ano de 1997, resolveram se reunir e criar um grupo de teatro e estudos, através do qual pudessem conhecer, estudar e aplicar a arte dramática em temáticas espíritas.

Inicialmente denominado GAC (Grupo Arte Crescente), o ZAPT Arteatral é vinculado ao Posto de Auxílio Espírita – PAE (Goiânia – Goiás) e hoje é formado por 19 jovens que juntos, trabalham e desenvolvem seus potenciais a fim de levar uma mensagem de paz, alegria e amor, através da beleza e sensibilidade da Arte.

Os trabalhos do grupo realizam-se aos Domingos, das 18h às 21h, na Área Verde – 2°andar, do Posto de Auxílio Espírita. De praxe, inicia-se a harmonização musical e prece às 18h00. De 18h05 as 18h25 são realizadas o Estudo Doutrinário do Evangelho Segundo o Espiritismo, Livro dos Espíritos e/ou outros livros que se façam pertinentes, seguido de debate e exposição dos temas envolvidos.

Das 18h25 as 18h45 realizam-se estudos teatrais. Das 18h45 as 20h30 iniciam-se os trabalhos artísticos envolvendo pesquisas, oficinas, exercícios, ensaios, preparação física, vocal, aquecimento corporal, estudos aplicados à Arte Espírita, etc. Geralmente tal momento é focado e direcionado conforme os trabalhos-convites a serem cumpridos. Às 20h30 é aberto momento para Recados, sobre o Grupo, Eventos, Convites, Trabalhos a serem desenvolvidos, etc. E às 20h40, finalizam-se as atividades com a harmonização musical e uma prece final seguida de um lanche e de uma breve interação entre os integrantes do grupo.

Núcleo de assistência fraterna

O Núcleo de Assistência fraterna – NAF, é um trabalho de visitas e cultos que acontece aos sábados das 14:30h às 19:00h, realizado por uma equipe de trabalhadores voluntários do PAE que buscam levar, à luz da doutrina espírita, a solidariedade, o consolo e a assistência fraterna aos necessitados.

As visitas são realizadas em casas de apoio, abrigos, hospitais, lares e outros. A equipe de trabalhadores também realiza a implantação do Evangelho no Lar, levando a orientação à família que deseja iniciá-lo, bem como a assistindo quando se faz necessário o apoio familiar.

Oficina da costura

A Oficina de Costura Joanna de Ângelis é composta por um grupo de trabalhadoras voluntárias do PAE, que nas tardes das segundas-feiras e terças-feiras das 13:00h às 17:00h, confeccionam enxovais que são doados para mães gestantes com bebês recém-nascidos e carentes.

Há ainda, os trabalhos manuais que são confeccionados por estas trabalhadoras durante todo o ano, e vendidos no bazar e nas feiras periódicas do PAE, com a finalidade de dar sustentação ao trabalho. Com o recurso financeiro advindo das vendas destes trabalhos manuais, compra-se a matéria- prima para a confecção dos enxovais para bebês.

Alimento fraterno

Todos os domingos, às 16:00h, os grupos de trabalhos do PAE iniciam a elaboração do Alimento Fraterno com uma leitura edificante e a prece.

Em seguida, o alimento é preparado pelos trabalhadores, conforme o cardápio do dia, que tem o objetivo de levar o pão material e o consolo espiritual para instituições que abrigam crianças, adultos e idosos, enfim, aos necessitados.

Este trabalho busca realizar a fraternidade e a integração entre os trabalhadores e frequentadores do PAE, desenvolvendo a prática da caridade ensinada por Jesus e revivendo o Cristianismo primitivo, através da convivência com os sofrimentos e necessidades do próximo.

Seja um voluntário, venha trabalhar conosco!