NOSSO FUNDADOR

Paulo Daltro de Oliveira

Filho de Iracema Dias Barbosa e Manoel Barbosa de Oliveira. Casou-se com Suzi Costa Daltro, construindo uma família de cinco filhos a quem sempre dedicou especial carinho. Sua determinação, persistência e grande capacidade idealizadora o levaram a inúmeras realizações. De uma personalidade serena e firme, vivia sempre sorridente e com um entusiasmo contagiante.

Na década de 60, Paulo Daltro se destacou num grupo de jovens espíritas interessados pela área de assistência social que se reuniam na Mocidade Paulo de Tarso do Centro Espírita Luz e Vida em Goiânia-Go, dando início ao trabalho de mutirões para construção de casas populares à famílias carentes. De espírito confiante sabia agir com convicção e nunca encontrou dificuldade em pedir auxílio para ajudar os menos favorecidos.

Com o dom de reunir pessoas em torno de suas obras, nos mutirões unia as mãos de operários humildes com as de empresários, profissionais liberais, estudantes, donas de casa; todos juntos preparando argamassa, carregando e assentando tijolos, construindo moradias destinadas aos irmãos mais necessitados.

Juntamente com os seus companheiros, idealizou e fundou o PAE- Posto de Auxílio Espírita e o Berçário Espírita Joanna de Ângelis, não medindo esforços em dedicar-se por muitos anos nestas obras. A sua disposição em trabalhar o levou a inúmeras realizações no Lar Espírita Francisca de Lima, onde foi presidente por vários anos.

Exerceu, entre outros, o cargo de Vice-Presidente da Federação Espírita do Estado de Goiás. Foi pioneiro e liderou inúmeros eventos como: Feiras Culturais Espíritas, Noites Artísticas, Congressos Espíritas, Seminários, etc.

Foi fundador da Sociedade de Estudos Espíritas Paulo de Tarso e também da Gráfica e Editora Paulo de Tarso, onde lançou a Revista Espírita Allan Kardec em todo o Brasil e em alguns países. Publicou inúmeras matérias de esclarecimento e difusão doutrinária, além de quatro volumes ¨A Luz Dissipa as Trevas¨, compilação feita com a colaboração de vários amigos, contando estórias de alto valor moral e doutrinário.

Nas Reuniões Mediúnicas possuía naturalidade intuitiva e era um doutrinador consciente de sua responsabilidade, usando a sua autoridade moral sempre com amor e transmitindo a sua fé viva, positiva e inabalável para auxiliar no esclarecimento de muitos espíritos sofredores.

A partida de Paulo Daltro do plano físico em 28 de Janeiro de 2004 representa o retorno de um guerreiro para a Pátria Espiritual, deixando o exemplo de um verdadeiro espírita e cristão.